Livros

Inteligência Artificial para Negócios

Comming Soon 2019!

Criativos, Inovadores e Vencedores (COAUTOR)

Capítulo 7: Analytics: a nova competência essencial no mundo dos negócios

Analytics é a capacidade de extrair insights a partir de dados, que são cada vez mais abundantes e mais disponíveis. A novidade é que esta competência deixou de ser exclusiva dos profissionais de TI (Tecnologia da Informação). Agora é cada vez mais requerida por todo profissional, independentemente do nível de senioridade e de área de atuação e indústria. Quem possui esta competência hoje tem um grande diferencial de carreira, e sai na frente no mundo corporativo. Esta é a síntese do capítulo 7 desde livro: introduzir o caminho para desenvolver esta competência.

Para adquirir o livro envie um email.

O Caminho Português de Santiago de Compostela

Nem só de tecnologia vivem os nerds 🙂

Este Livro foi lançado em março de 2017 pela Editora Simplíssimo. Está a venda no Brasil (Amazon, Apple, Google, Kobo, Cultura e Saraiva), e em Portugal (Wook). Frequentadores do site tem 20% de desconto no site da editora (envie um email solicitando o cupom de desconto)

O "Caminho Português de Santiago de Compostela" é um livro voltado para pessoas comuns que desejam percorrer o Caminho, principalmente aquelas que desejam fazer a rota portuguesa, que sai da cidade do Porto ou cercanias. O livro contempla notas e registros fotográficos, dicas de planejamento, tecnologia, roteiro e lugares para comer e dormir. Compreende a nossa jornada de cerca de 200 quilômetros em 11 dias, a partir de Barcelos (próximo ao Porto, em Portugal) até Santiago de Compostela, na Espanha. Uma referência importante para pessoas que tem receio de fazer o caminho por conta da perda de privacidade: como é descrito no livro, é perfeitamente possível fazer o Caminho hospedando-se em pequenos hotéis e pousadas, ainda que com um orçamento pequeno. A motivação para escrever o livro foi a pouca informação existente especificamente sobre o Caminho Português, o chamado "Caminho da Terceira Idade", por conta de seu percurso menor e mais plano quando comparado ao Caminho Francês, bem maior, mais desafiador e mais famoso.

Gestão de Talentos em Auditoria Interna (COAUTOR)

Este guia prático do Instituto dos Auditores Internos é atualmente a referência global para gerenciamento de talentos em funções de auditoria interna. Participei deste guia desde o lançamento da idéia de que deveríamos ter este guia no IPPF (Internacional Professional Practices Framework), advoguei por sua existência e fui coordenador e escritor. Publiquei a historia deste guia em 2017 quando fiz uma apresentação sobre ele no Congresso Brasileira de Auditoria Interna daquele ano. Esta historia pode ser conferida neste artigo do LinkedIn. Abaixo você encontra informações sobre o guia em si. O mesmo está disponível em seis idiomas e pode ser adquirido gratuitamente por membros do IIA.

Independentemente do tamanho da organização, do setor ou da indústria, as pessoas são o recurso mais valioso de uma organização. Garantir a atividade de auditoria interna é adequadamente pessoal, é apenas uma peça do quebra-cabeça. Deve incluir as pessoas certas, que possuem os conjuntos de habilidades corretos e que têm oportunidades adequadas de crescimento e desenvolvimento se a auditoria interna for agregar valor real e atender às expectativas das partes interessadas.

Gestão de Talentos: Recrutamento, Desenvolvimento, Motivação e Retenção de Grandes Membros da Equipe descreve recomendações de melhores práticas para os vários elementos - tudo, desde a avaliação de competências e seleção de candidatos para treinamento e planejamento de sucessão - que compõem a estratégia de gerenciamento de talentos de uma organização.

Relatórios de Auditoria: Comunicando Resultados dos Trabalhos de Avaliação (COAUTOR)

Este guia, do qual participei como escritor e revisor, está publicado em 6 idiomas desde 2016 e é uma das referências oficiais globais do Institute of Internal auditors, no contexto do IPPF (International Professional Practices Framework). A versão traduzida para o português pode ser baixada gratuitamente por associados do IIA no Brasil. Mais informações no site do IIA.

O post onde endereço agradecimentos é este aqui.

À medida que a demanda por valor de auditoria interna muda de uma visão retrospectiva para uma perspectiva prospectiva, espera-se que os auditores internos se adaptem com métodos inovadores para avaliar e comunicar os resultados da auditoria interna. As partes interessadas precisam de relatórios claros e concisos que priorizem as observações de engajamento com base na urgência e no impacto global. Esta nova orientação foi criada para apoiar os profissionais na redação de relatórios que ressoam com as partes interessadas e efetivamente comunicar mensagens-chave em tempo hábil.

Relatórios de auditoria: comunicando os resultados de engajamento de garantia oferece orientação para profissionais de auditoria sobre, como efetivamente comunicar os resultados de compromissos de auditoria interna para as partes interessadas. O guia aborda considerações-chave, como adaptar o relatório a vários públicos-alvo, estruturar o relatório para maximizar o impacto e contabilizar o seguimento e a ação corretiva.